Setembro_2002 - page 39

Revista daESPM – Setembro/Outubro de 2002
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Apropaganda
nospostais
antigos
SamuelGorberg
A febre de colecionismo do cartão-
postal,queseespraioupeloBrasil apar-
tir do iníciodo séculopassado, nãopas-
soudespercebidapelos anunciantes, re-
conhecendosua importânciacomomídia
alternativanão somentepeloaspectoda
sua permanência junto aopúblico-alvo,
guardado em álbuns que ocupavam lu-
gar de destaque na decoraçãodas salas,
mas também pelo aspecto da cor.
Emboranaviradado séculoo jornal
ainda fosse a mídia tradicional, o
surgimentode revistas ilustradas, como
O Malho, Fon Fon, Kosmos, Careta,
IlustraçãoBrasileira
eoutras, revoluci-
ona omercadoda propaganda, desapa-
recendo os anúncios a bico-de-pena e a
traçocomoosdas revistas
Mosquito
e
A
Larva
e surgindo os mais elaborados,
comaparticipaçãode ilustradores.Mas
essas revistas apresentavam os anúnci-
os em preto-e-branco, rara exceção de
anúncios coloridos éencontradano J
or-
nal Ilustrado
, suplementomensaldo
Jor-
naldoCommercio
, cujoprimeironúme-
ro circulou emdezembrode 1911.
Muitospostais foramencomendados
no exterior, buscando umamelhor qua-
lidade, comoosqueanunciavamasPas-
tilhas Evans, impressos na Inglaterra
pelo famoso editor Raphael Tuck &
Sons.
Para que se tenha idéia da evolução
quantitativadocartão-postal, em1897os
Correioshaviamdistribuído80.001pos-
tais, enquantoem1907 foram4.263.359.
Embora esses números sejam bemmais
modestosdoqueosqueseencontramnas
estatísticas de outros países, erammuito
expressivos para omercado brasileiro.
O cartão-postal servia demídia para
todos os assuntos, desde divulgação de
prêmioganhoemexposiçãoatéserviços,
passando por colecionismo, comércio,
iversão, educação, erotismo, esporte, fes-
tividades, imprensa,militar,política,pro-
dutos, religiãoe saúde.Tendoobservado
quepoucaouquasenenhumadivulgação
haviasido feitaatéhojesobreoscartões-
postaisdepropagandanoBrasil,mepre-
ocupei em fazer um livroquepreservas-
se estamemória que se encontra em po-
derdepoucoscolecionadores,dai surgin-
do “A Propaganda no Brasil através do
Cartão-Postal: 1900-1950”.
Quando em 1904 a Brahma e a
Antarctica estabeleceram acordo, regu-
landoospreçosevolumesdevendapelo
territóriobrasileiro, que durou até 1911,
C. Ritter& Irmão, fabricante da cerveja
Ritter, tipo Pilsen, utilizou a mídia do
cartão-postal paradivulgar a suamensa-
gem, informando que a sua cerveja não
era do monopólio, portanto não estava
obrigadaa ser vendidapelospreçospac-
tuados.
As técnicas de indução ao consumi-
dor eram asmais variadas.As farmácias
invariavelmente editavam postais com
foto de seus bem cuidados armários, re-
pletos dosmais diversos potes e frascos;
no comércio, em havendo poucos esta-
belecimentosderenomenovarejoderou-
pasnacidadedoRiodeJaneiro,osexpo-
entesdaépoca,TorreEiffel eParcRoyal
– sendo este omaior da cidade, ocupan-
doprédioque possuía frente para oLar-
godeSãoFrancisco,Rua7deSetembro
eRuaRamalhoOrtigão, tendodesapare-
cidoem1943, apósviolento incêndio–,
mostravam o interior dos seus estabele-
cimentos, divulgando suas instalações e
estoque.
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