Valores_Marco_2010 - page 127

março
/
abril
de
2010 – R E V I S T A D A E S P M
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Ao final dessa década, o Corolla da Toyota foi
incluídonumProgramadeCustosOperacionais
de Automóveis Compactos. Os veículos foram
submetidos aum testededurabilidade, empista
deprovas,duranteoqualtodasasocorrências,des-
gaste, falhas, reposiçãoe consumoerammeticu-
losamente registradoseseuscustoscomputados.
O resultadodo testemostrouqueo custoope-
racional doCorolla da Toyota era tão somente
a metade do custo do segundo colocado, o
Volkswagen alemão, já popular nos EUA e
consideradoumveículoeconômico.Tambéma
avaliaçãodosveículosdesmontadosapósostes-
tessurpreendeu:assoluçõesadotadasnoprojeto
eramconvencionais,entretantooscomponentes
semostraramduráveis e confiáveis.
Crise
A crise financeira internacional atingiu forte-
mente tambémosetorautomotivonomundo.A
GMeaChrysler foram socorridaspelogoverno
norte-americano,enquanto,surpreendentemen-
te, aForddispensouaajuda.
Oseventosseguintessedestacaramnaanálise:
1.
William Ford, bisneto de Henry Ford,
criadorda linhademontagemdeautomó-
veis expõe àCarolinaMeyer, naRevista
Exame
de29/07/2009,asuaestratégiadereestruturação,
capitalização e saneamento financeiro da em-
presa e declara que a sua empresa pretende ser
umaToyota.
2.
A Toyota anuncia, conforme o G1,
PortaldeNotíciasdaGlobo,de04/08/09,
oprimeiroprejuízoem suahistória.
3.
AFordencerraoanode2009comum lu-
cro recorde de quaseUS$ 1 bilhão, con-
forme artigode FernandoCanzian, na
Folha de
S.Paulo
de02/11/2009.
4.
OprejuízodaToyota, oplanode reestru-
turação da cúpula da empresa, com foco
emvoltaàsorigens,eorecalldeproporções iné-
ditas,quearranhasua imagemsãocomentados,
por FernandoValeika de Barros, em seu artigo
Do céu ao inferno, na revista
ÉpocaNegócios
de
dezembrode2009.AindasegundoBarros,asper-
dasde vendasdaToyotaequivalemao total das
vendasdaDaimler-Benz.Asomadasvendasdas
marcassobcontroledaVolkswagentangenciouo
totaldasvendasdaToyota.ANissan,sobcontrole
daRenaultedirigidaporCarlosGhosn, torna-se
outra incômodaconcorrente.
5.
AChina torna-seamaiorprodu-
tora mundial de automóveis,
superandoo JapãoeosEUA.
Cenário futuro
minimizado
Omaior mercado mundial de auto-
móveis, o norte-americano, continua
comadiretriz
buy american,
quevale,
sobretudo, para produtos mais eco-
nômicos, coerentes com a conjuntura
econômica em recuperação.
AGM e a Chrysler continuam sob o
controle do governo norte-americano.
O total restabelecimento das duas empresas
que,comaFord,compunhamas“TrêsGrandes”,
aindaparece incerto.
A entrada daChina e da Índia na competição
global de automóveis torna irreversível o pro-
cessode
commoditização
do setor automotivo, e
tendeaempurrarospreçosdosautomóveispara
baixo.EssesdoispaísesdoBRIC terãodevencer
as barreiras de entrada, nosmercados globais,
trilhando os mesmos caminhos que o Japão
superou,nasegundametadedoséculopassado,
comoaCoreiao fez,mais recentemente.
Estratégiaeeficácia
operacional
SegundoMichael Porter, em seu artigo
O que é
estratégia,
de 1996, para agir estrategicamente é
necessário um sistema de atividades diferente
DebzWildie
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