TROCADECOMANDONA ESPM - ENTREVISTA
FRANCISCOGRACIOSO- LUIZCELSODEPIRATININGA
pag. 8
CONSUMO – ESFERADEMANIPULAÇÃOOUDE LIBERDADE?
UMOLHARDA PSICOLOGIA SOBREA INFLUÊNCIADAPUBLICIDADENOCOMPORTAMENTODOCONSUMIDOR
JOYCEAJUZCOELHO
Esse artigo traça um paralelo de alguns conceitos antropológicos e sociológicos sobre o consumo, com três abordagens
psicológicas (behaviorista, cognitivista e psicanálise), visando a uma reflexão sobre a influência da publicidade no compor-
tamento do consumidor.
pag. 16
MARKETING ECOMUNIDADESDIGITAIS: DODISCURSOAODIÁLOGO
MARCELOCOUTINHO
Interesses comuns, liderança, confiança, interação e sensodepertencimento são alguns dos principais atributos das comuni-
dades tradicionais. Como eles podem ser replicados nomeio digital e quais são suas implicações para as empresas interes-
sadas emutilizar suamarca como suportepara este importante tipode interação, principalmente comos consumidoresmais
jovens, são o tema deste artigo.
pag. 28
PORQUEONOSSOVAREJOVIROUBICHO PAPÃO?
FRANCISCOGRACIOSO
O autor traçauma analogia entreo espíritodo varejomoderno e anaturezadomarketingdehoje, cada vezmais rápido, ágil
e objetivo. Para se compreender oque é esse novomarketing é preciso entendermelhor o varejo de hoje.
pag. 40
ADESCOBERTADOBRASILNO SÉCULOXXI: OCONSUMIDORDE BAIXARENDA
FÁBIOMARIANO
São comuns as distorções oupré-noções quandonos deparamos comum consumidor quenão conhecemos ou conhecemos
pouco. É o que acontece com o consumidor de baixa renda no Brasil. Os estudos sobre o comportamento das classes CDE
oferecem uma oportunidade de investigação sobre os valores e sentimentos quemovem o consumidor.
pag. 48
ENTREVISTA
GEORGESCHETOCHINE
pag. 54
MARCASDEMULHER: 45ANOSDE PROPAGANDA EMREVISTA
CECÍLIARUSSO/JAIMETROIANO
Quarentaecincoanosdemudanças femininas...muitacoisamudou!Acompanhar a trajetóriadasmulheres edasmarcasque
se relacionam com elas e o futuro da comunicação demarketing são os desafios desse
paper
, com base na análise de 2.649
anúncios veiculados em
Claudia
, de 1961 até os dias de hoje.
pag. 62
Ín
dice