Revista da ESPM - MAR-ABR_2008
14 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2008 desembarques internacionais. Estamos diante de um cenário de recuperação e crescimento. CLÁUDIA – Como foi o trabalho de criação da “marca” Brasil? JEANINE – O trabalho foi coorde- nado pelo então diretor de marke- ting, Edson Campos, e eu participei de todo o processo desencadeado. Foram realizadas diversas pesquisas internacionais, que deram origem ao plano de marketing internacional. Eu acompanhei as pesquisas, todos os resultados, de perto, assim como todo o trabalho que a Associação Brasileira de Designers Gráficos fez, para selecionar as empresas finalistas e as propostas apresentadas. A marca foi finalizada por Kiko Farkas, e depois de o processo estar bem construído, a APEX (AgênciaBrasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também adotou a marca Brasil em todas as suas ações. A marca Brasil é um sucesso, não só para o turismo como para diversas outras atividades. Temos mais de 2 mil pedidos de utilização da marca e agora estamos no processo de profissionalizar sua utilização. A marca é registrada e de domínio da Embratur. Tornou-se uma referência. Tudo o que fazemos, toda a nossa estratégia é calcada não só na marca física, mas em todo o conceito de sinuosidade, de transparência, de colorido, de alegria, de modernidade. É o Brasil com S que não é traduzido nem para o Mandarim. Traduzimos apenas o Sensacional – a frase que acompanha amarca.Mas amarca não muda nunca. Ela tem vários recortes fabulosos e é muito atual e flexível. Traduz o conceito de modernidade e tudo aquilo que retrata o Brasil. Quan- do você olha para ela, pode enxergar uma praia, uma fantasia de carnaval, o mar, o céu, o rio, o encontro de culturas, de raças, a transparência. Ela pode ser extremamente complexa na sua representatividade, pois não é fácil representar umpaís como oBrasil. Sua criação foi um processo muito rico e interessante. Temos sido convidados, internacionalmente, para falar sobre isso. A marca é bem nova, mas já temos pesquisas com estrangeiros no país que apontam 11% de recall da marca em termos de promoção turís- tica. É um recall altíssimo para uma marca que tem dois anos (a marca fez 3 anos em março). CLÁUDIA – E o PlanoAquarela, qual é a sua essência, sua missão? JEANINE – O plano quando foi criado, além de criar a marca, gerou uma grade de produtos e de destinos brasileiros, uma hierarquia de priori- dades e umconjunto de conteúdos, de mensagens e customizou tudo isso por país. Hoje, temos uma hierarquia de países a serem trabalhados. Para cada país, temos uma meta de visitantes e divisas, e de número de vôos. Para cada um, temos um orçamento, di- TEMOS DE PROMOVER O BRASIL POR AQUILO QUE NOS DIFERENCIA Rio deJaneiro (RJ) - Foto: Beto Garavello/LUME TURISMO Entrevista
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx