RESPM MAI_JUN 2016
maio/Junhode 2016| RevistadaESPM 9 divulgação divulgação divulgação divulgação empresas como BRF, Cemig, Henkel, Johnson & Johnson, Porto Seguro, Sabesp, Santander, Ultrapar, Vale e Votorantim Pág. 54 O conceito é simples. Basta fazer o correto! Rogeria Gieremek A vida é feita de escolhas. Assim, escolhe-se ultrapassar um farol vermelho, sob a alegação de que é tarde e perigoso ficar ali, parado, aguardando a sua liberação. Logo, todos sabemos a diferença entre o certo e o errado. Aprendemos isso desde cedo em casa, na escola, na sociedade. Em um ambiente empresarial, não deve ser diferente: a ética deve imperar. Os deveres têm de ser respeitados. As obrigações, honradas. E os contratos, cumpridos. É por isso que compliance cabe em qualquer lugar! Pág. 86 Por que as empresas resistem ao compliance? Arthur Meucci e Clóvis de Barros Filho Na década passada, muitas empresas eram avessas à implantação do compliance. Achavam um ”modismo” desnecessário. Hoje, o antigo problema virou a solução evolutiva do mercado capitalista, cujo desenvolvimento pode ser comparado ao modelo de amadurecimento psicoemocional humano, proposto por Sigmund Freud Pág. 92 Cenário de incertezas favorece mudanças por transparência Ronaldo Fragoso O Brasil passa por um período de incertezas econômicas e políticas, um panorama favorável a mudanças éticas. Comunicação, liderança e transparência são elementos fundamentais para assegurar essa mudança! Pág. 104 A fórmula para o combate à corrupção na empresa, no governo e na sociedade Rodrigo Cintra Corrupção só existe quando há um acordo entre os dois lados. Não é algo exclusivo da política, mas uma combinação ruim entre práticas ilegais por parte tanto de tomadores de decisão governamental quanto de representantes de empresas. A solução passa necessariamente por uma mudança nas relações entre governo e empresa, o que deve constar do programa de compliance Pág. 108 Entrevistas Compliance: avanço rápido reflete nova mentalidade Sidney Ito Não haverá segunda chance Jorge Abrahão É preciso desmistificar o compliance Roberta Salvador dos Santos 12 36 80 98 Leitura recomendada 112 Ponto de vista Compliance nas empresas Victório C. De Marchi 114 Vamos sair dessa crise melhor do que entramos Beatriz Martins Carneiro
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