RESPM MAI_JUN 2016

maio/junhode 2016| RevistadaESPM 81 Éprecisodesmistificar ocompliance Por Arnaldo Comin Foto: Divulgação P elo sexto ano consecutivo, a Natura foi a única empresa brasileira listada entre as 131 companhias no ranking do Ethisphere Institute 2016, organi- zação não governamental que elege as empresas com melhores práticas de cultura, ética, cidadania corporativa e governança no mundo. Há dois anos no cargo de diretora jurídica e de compliance e com nove anos de experiência legal na IBM, a advogada carioca Roberta Salvador dos Santos afirma que, sem que- rer soar arrogante, a presença da marca nesta lista internacional foi uma missão relativamente tranquila. “Princípios éticos e de sustentabilidade fazem parte da essência dos fundadores e da forma como a Natura trabalha há mais de 45 anos”, defende a executiva. Símbolo de responsabilidade socioambiental no Brasil, a Natura implementou sua área de compliance há um ano e meio, a pedido do novo presidente, Roberto Lima. Roberta acredita que a medida era necessária diante do tamanho e da com- plexidade dos atores com os quais a Natura se relaciona, desde pequenas comu- nidades na Amazônia até autoridades públicas, ONGs, investidores do mercado financeiro e um exército de 1,4 milhão de revendedores de seus produtos. A tarefa foi grande, mas menos complexa do que se imagina. “Os valores do compliance já faziam parte do dia a dia da companhia. O que precisávamos era unificar os pro- cessos, fazer os treinamentos necessários e adotar um código de conduta único para todos”, explica a executiva. Roberta acredita que as empresas precisam desmistificar o compliance e tê-lo como um aliado para melhorar processos e ganhar em produtividade. “O compliance não deve ser encarado como um xerife que fica apontando o dedo para o que deve ou não deve ser feito, mas como facilitador das relações, melhoria da comunicação das regras e princípios defendidos pela organização.”

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx