RESPM MAI_JUN 2016
maio/junhode 2016| RevistadaESPM 79 companh ia . No planejamento estratégico, o compliance entra dizendo quais serão as tendên- cias e exigências impostas da- qui a dez anos e como podemos preparar a empresa para atender a essas novas demandas, prin- cipalmente em momentos como o que estamos vivendo hoje. Ele abre jane l a de opor t un idade para todos! Coordeno a área de compliance da Votorant im há dois anos e o que mais me deixa realizada é quando ouço um de nossos funcionários falar sobre compliance, porque esse é o tipo de programa que só pega quan- do as pessoas sabem falar dele. Desde que a Votorantim mon- tou seu departamento de com- pliance, as principais instâncias dec i sór i as se for t a leceram e geraram discussões mais pro- fundas e assertivas na tomada de decisões estratégicas. Esse é um traba lho que nunca termi- na, pois envolve campanhas de conscientização, treinamento de f uncionários, divu lgação e revisão constante da política de compl iance. Mesmo nos mer- cados mais maduros, onde essa á rea foi est r ut u rada há ma is tempo, o compliance continua ganhando força. Por isso, acre- dito que o Brasil também deverá seguir essa dinâmica. Até por- que quando você olha para todos os escândalos corporativos que ocorreram nos últimos 20 anos e avalia o tamanho das multas, apenas esse valor já seria sufi- ciente para aprovar o investi- mento cont ínuo na prát ica de compliance.” e s p e c i a l c o m p l i a n c e n o b r a s i l divulgação “ AOperação Lava Jato não vai resolver todos os problemas do Brasil, mas vai produzir uma evolução nas relações entre governo e iniciativa privada ” Ana Paula Carracedo, diretora de governança, risco e compliance da Votorantim
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx