RESPM MAI_JUN 2016
maio/junhode 2016| RevistadaESPM 65 de maneira prática a prevenção de comportamentos danosos à companhia, reduzindo as perdas devido ao não cumprimento de leis e requisitos externos. Uma boa prática que implementamos foi o canal Hot-line para denún- cias, que é gerenciado por uma empresa terceira e isenta, respon- sável por garantir que a confiden- cialidade seja mantida e que as informações sejam sigilosas. Em todos os países em que atuo, eu te- nho autonomia e independência. Para tanto, a Henkel tem uma es- trutura que possibilita e estimula tal prática. Hoje, reporto-me não ao presidente da Henkel no Brasil, mas diretamente ao head of com- pliance officer da companhia, que fica na Alemanha. Isso garante que não ocorram influências ou pressões por parte dos envolvidos em alguma questão local e tam- bém que as definições estejam sempre alinhadas com a cultura global da organização. Dessa for- ma, pelo nono ano consecutivo, a Henkel aparece na lista das ‘empresas mais éticas do mundo’, do Instituto Ethisphere, que anu- almente relaciona as empresas que causam um impacto signifi- cativo na economia por meio de sua cultura de boa governança corporativa e transparência. Man- ter o equilíbrio entre o sucesso econômico, a proteção do meio ambiente e a responsabilidade social tem sido fundamental à nossa cultura corporativa há dé- cadas. Esta abordagem se aplica a toda unidade de negócio e a todos os nossos quase 50 mil colabora- dores em todo o mundo.” e s p e c i a l c o m p l i a n c e n o b r a s i l divulgação “Umaboapráticaque implementamos foi o canalHot-line paradenúncias, que é gerenciadopor uma empresa terceira e isenta” Carlos Eduardo Gonçalves, gerente de compliance da Henkel Brasil
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