RESPM MAI_JUN 2016
maio/junhode 2016| RevistadaESPM 63 anônima e uma ouvidoria — dois mecanismos para recebimento de dúvidas, reclamações ou denún- cias; e uma comissão de ética que analisa as denúncias, promove a apuração e posta as respostas no portal do canal. Todo o processo de recebimento, apuração e resposta é monitorado pelo conselho fiscal, que na nossa empresa cumpre, também, o papel de comitê de audi- toria. Como resultado de todo esse trabalho, diariamente recebemos sugestões e feedbacks das pessoas, o que demonstra o aumento da maturidade da empresa em relação ao assunto. Como exemplo de todo esse processo podemos citar a in- clusão de cláusulas específicas para combate à corrupção em contratos com fornecedores e de emprésti- mos e financiamentos. Aqui, vale ressaltar também a importância da sinergia existente entre o depar- tamento de compliance e as áreas de comunicação empresarial e de recursos humanos da Cemig. Se não estivermos na ‘mesma página’ sempre, o compliance dificilmente conseguirá entregar a sua mensa- gem aos principais agentes pro- pulsores da Cemig: as pessoas que nela trabalham. Afinal, compliance é estar em conformidade com as normas e ter uma conduta ética, proporcionando o aperfeiçoamento da governança corporativa.” e s p e c i a l c o m p l i a n c e n o b r a s i l maíra barczewski “Nosso sistema é composto por um conjunto de medidas que visam promover negócios pautados pela ética e correção de atitudes” Silvia Cristiane Martins Batista, superintendente de gestão de compliance e riscos corporativos da Cemig
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