RESPM MAI_JUN 2016
maio/junhode 2016| RevistadaESPM 61 Prática “A diretoria de compliance é responsável por avaliar o perfil de risco de parceiros estratégicos das áreas de negócio, assim como sua participação e reputação nos mercados onde atuam. Essa ativi- dade visa melhor conhecer esses pa rcei ros e os r iscos que eles podem vir a representar antes de estabelecer relações de negócio. Assim, aconselhamos as áreas de negócio para evitarem a mate- rialização de riscos que possam impactar a companhia. Na BRF, o compliance passou a ser visto como um parceiro confiável das áreas de negócio, apoiando-as preventivamente na mensuração dos riscos antes de as áreas de negócio os assumirem, o que es- timula o compartilhamento dos riscos e sua consequente mitiga- ção. Além disso, o tema da ética passou a ser cada vez mais va- lorizado dentro da cultura BRF. Atualmente, estamos aplicando um treinamento de ética e trans- parência que tem por finalidade trazer um momento de reflexão para os funcionários, valorizan- do os exemplos que i nspi ram a ‘fazer do jeito certo’. Durante os encont ros, os f uncioná r ios são estimulados a construir os conceitos que permeiam a ética, o respeito e a transparência e depois refletir sobre como lidar com os d i lemas do cot id iano, buscando ideias e soluções que resolvam seus problemas. Esse treinamento reforça o fato de que cada um é responsável por difun- dir a cultura do bem.” e s p e c i a l c o m p l i a n c e n o b r a s i l “As empresas estão apoiando a cultura da ética nas suas relações, especialmente no que diz respeito ao combate à corrupção” Flavia Ribas, diretora de compliance da BRF divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx