RESPM MAI_JUN 2016
maio/junhode 2016| RevistadaESPM 49 Opentágono dasfraudes SegundoaONGTransparência Internacional, oBrasil ocupaa72ª posiçãono rankingdo Índice dePercepçãodeCorrupção. Diante deste cenário, nãobastaprevenir. Éprecisodissuadir apropensãoàs fraudes nas organizações. Entendapor que ocorrem os desvios e como vocêpodepreveni-los Por Renato Santos shutterstock shutterstock A experiênciaemmaisdequatromilentrevistas com fraudadores, no decorrer dos mais de 15 anos de nossa vivência profissional e acadê- mica,indicouqueumprofissionalnãoingressa naorganizaçãocomoobjetivode fraudá-la. Algoacontece em sua trajetória dentro da empresa que o leva a cometer a fraude. Assim, osmodelospreditivospropostospela lite- raturapodemser aperfeiçoadosparamelhor tratar as frau- des, uma vez que elas não se igualama umcrime comum. A fraude é um fenômeno abordado por vários campos disciplinares,mas osmais recorrentes são: direito, psico- logia, sociologia, antropologia e administraçãode empre- sas. Essas abordagens são imprescindíveis à elaboração de propostas demitigação das fraudes nas organizações. Mitigar riscos relacionados às condutas antiéticas dos profissionais (gerir os riscos de ocorrência) é uma neces- sidade em si e, adicionalmente, tem impactos positivos na imagemorganizacional, no ambiente de trabalho, na motivaçãodosprofissionaisenaperenidadedosnegócios. Afraudeatingeodesenvolvimentoeconômicoaoprovo- carineficiênciaeincentivoserradosparaosinvestimentos, desestimulando a população na busca pelo bemcomume gerandoaltoscustossociaisepolíticos.Oindicadorindireto maisconhecidoéoÍndicedePercepçõesdeCorrupção(IPC), daTransparênciaInternacional,compiladoapartirdeoutros indicadoresque,porsuavez,utilizampesquisasdeopiniões de pessoas ligadas às corporações transnacionais sobre o nível decorrupçãoqueelas imaginamvigorar emumpaís.
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