RESPM MAI_JUN 2016

maio/junhode 2016| RevistadaESPM 29 • 19% estão em fase de monitoramento, onde um pro- grama de ética e compliance é monitorado por um grupo independente e suportado por uma liderança sênior; • 34% apresentam infraestrutura mínima com um pro- grama de ética e compliance enfatizado no código de éti- ca e conduta, que deve ser regido por meio de políticas, processos e procedimentos; • 12% apresentam-se sem infraestrura, sendo que o programa de ética e compliance não é considerado e tampouco implementado. Como se pode observar, definir o compliance de uma empresa não se resume à criação do cargo compliance officer . É preciso promover a implantação de uma estra- tégia adequada com o estabelecimento das responsa- bilidades de todos os envolvidos, do dimensionamento dos custos e orçamentos necessários e da definição de umplano anual de compliance, que permita a avaliação da sua eficácia e do contínuo monitoramento das ati- vidades desenvolvidas pela empresa no seu relaciona- mento comseus stakeholders. Por seu turno, os diversos stakeholders estendem suas exigências de compliance para alémdas fronteiras do setor financeiro da empresa, contemplando todas as atividades da indústria. A implantação de políticas, processos e procedimen- tos abrangentes a todos os setores da administração representa, portanto, o próximo grande desafio para as empresas. E já há indicações de uma concordân- cia dos executivos e gestores na urgência de acelerar a construção de programas sólidos e consistentes de governança e compliance. A esses mesmos executi- vos e gestores de negócios cabe a tarefa de descobrir quais controles serão necessários para atender àsmais variadas exigências regulamentares, sem deixar que o acúmulo de atividades de controle tenha eficácia incerta, mas, sim, coloque a empresa em franca con- formidade com o futuro. Carlos Barbosa Correa Jr. Coordenador do curso de Administração da ESPM Ricardo Chagas Cruz Professor de governança, riscos e compliance do curso de Administração da ESPM Omodelovigente foi organizadoemumaépocadiferentedaatual edesenvolvidoparaatender aumpropósitodiversodo dinamismoempresarial globalizadonoqual vivemos. Definir ocompliancedeumaempresanãose resumeàcriaçãodocargo shutterstock

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