RESPM JUL_AGO 2016

Sigaoexemplodoslíderes: chameumconsultor J áhouve época emque circulavanos corredores das empresas ahistó- riadoconsultor que, ao ser contratado, pedia emprestadoo relógiodo cliente, para então lhe dar a hora certa. De fato, naquele tempo havia noBrasilmuitas dúvidas e preconceitos acerca do trabalhodos consultores externos, ao contrário do que já ocorria emmercadosmais desenvolvidos. De lá para cá, a situação mudou radicalmente. Contribuíram para isso o próprio desenvolvimento de nosso ambiente de negócios e a instalação no Brasil das melhores consultorias internacionais. Em seguida, surgiu uma nova geração de consultores brasileiros que hoje oferecem serviços equivalentes e se dividemem três tipos principais: consultorias de grande porte, consultores especializados emproblemas específicos e consultorias ligadas às grandes escolas de administração de empresas. Demodo geral, as empresas se relacionamcomas consultorias de forma semelhante à indicada emnossa entrevista como grupo Algar (ver página 30). Nessa entrevista, Tatiane Panato, diretora do Programa Corporativo de Tranformação, diz que o grupo contrata consultores externos por três razões básicas: “apresentar uma visão imparcial sobre determinado pro- jeto, implantar novas metodologias e compartilhar conosco as melhores práticas do mercado”. As consultorias prestam vasta gama de serviços, que vão desde o nível corporativo, na elaboração de estratégias de competição e/ou programas de mudanças, até a introdução de novas metodologias para a obtenção de ganhos de eficiência e produtividade. Mas, entre todos os serviços pres- tados, nenhum é mais importante do que o papel do consultor externo de apressar a introdução de inovações e mudanças que hoje são essenciais para manter a nossa força competitiva. Nas páginas que se seguem, o leitor encontrará umamescla de entrevis- tas comconsultores, grandes clientes de consultoria e artigos que ilustram alguns dos serviços mais utilizados pelas empresas. Na elaboração desta edição, contamos com as contribuições de muitos professores ligados à ESPM Consult, a quem agradecemos a colaboração. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Distribuidor Exclusivo Dinap Ltda. – Distribuidora Nacional de Publicações Operação emBancas Assessoria Edicase www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Su- perior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul­ tores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas es- pecialidades, que venhama contribuir paraoaperfeiçoamentodateoriaeda prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. editorial

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