RESPM-JAN_FEV 2016

Asnovasideiascontraacrise E stamos no olho do furacão, semenxergar a saída. O que foi chamado de “marolinha” transformou-se em recessão e já há economistas que falamemdepressão. Aprópria presidenteDilmaRousseff reconheceu que o governo errou na avaliação da profundidade da crise, continuando a gastar demais e alimentando uma falsa euforia que acabou contaminando até mesmo as empresas. Muitas delas não resistiram à tentação, afrouxaram os controles de custos e reduziram os investimentos em inovação e mudanças. Nunca se inovou tão pouco na indústria brasileira como nos 13 anos de go- verno do PT, e isso acabou comprometendo a nossa capacidade de competir, dentro e fora do país. Mesmonesse panorama sombrio, representadopelas vendas emqueda livre, há muitos exemplos de empresas que estão encontrando novas ideias e solu- ções. Nesta edição, o leitor encontrará relatos e testemunhos de empresas que estão enfrentandoa crise comestratégias de otimizaçãodas linhas deprodutos e das relações com fornecedores, mudança no relacionamento com o varejo, promoções especiais para os consumidores e — acima de tudo — medidas de contenção de custos que vão muito além da clássica redução de pessoal e de salários. Trata-se, naverdade, deadaptar-seaumanova realidadequeexigeuma revisão completa de nosso papel e de nossas relações nas cadeias de produção e distribuição em que atuamos. Como seria de esperar, as empresas que estão se saindo melhor nessa em- preitada são aquelas que já se preocupavam com competitividade e custos muito antes do surgimento desta crise. Assim, nesta edição sobre crise e oportunidade, o leitor encontrará ainda depoimentos valiosos sobre a técnica de orçamentação OBZ e a metodologia Kaizen — que fazem da produtividade e dos custos uma preocupação estratégica permanente. Nas páginas a seguirmostramos tambémexemplos de empresas privilegia- das que trabalham em setores beneficiados pelas novas oportunidades que surgem em função da própria crise. Um exercício que todo executivo deveria fazer é justamente procurar oportunidades como essas em seu próprio am- biente de negócios. O fato é que ninguém sabe quando esta crise vai passar, mas ela certamente passará umdia e deixará como herança uma lição que omundo empresarial ja- maisesquecerá. Infelizmente, nãosepodedizeromesmodonossopoderpúblico, que dá sinais de que continuará a repetir osmesmos erros, semnada aprender! Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Distribuidor Exclusivo Dinap Ltda. – Distribuidora Nacional de Publicações Operação emBancas Assessoria Edicase www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Su- perior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul­ tores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas es- pecialidades, que venhama contribuir paraoaperfeiçoamentodateoriaeda prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. EDITORIAL

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