RESPM-SET_OUT-2015-baixa
setembro/outubrode 2015| RevistadaESPM 59 central, as carenagens dos trens de pouso ( sponsons ), as portas dos trens de pouso principais e os profundores; e a tcheca Aero Vodochody, que produz a seção da fuse- lagem traseira II, as portas para paraquedistas e tripu- lação, a porta de emergência e escotilhas, a rampa de carga e o bordo de ataque fixo. Sob a liderança da Embraer, a seleção dos principais fornecedores foi concluída poucomais de dois anos após o lançamentodoprograma e, no total,maisde cemforne- cedores, incluindo 50 empresas brasileiras, participam do desenvolvimento e produção do KC-390. OprimeirovoodoKC-390foirealizadonoiníciode2015, e agora o avião encontra-se emcampanha de ensaios em voodedesenvolvimentoecertificação.Aprimeiraentrega doKC-390estáprevistaparaoprimeirosemestrede2018. Para competir no âmbito global, a Embraer precisou adequar a sua capacidade de inovar e desenvolver pro- dutos de qualidade comumprocesso produtivo cada vez mais competitivo. Asparcerias, nessecontexto, surgiram como um sistema inovador de produção, que permitiu à empresa prevenir riscos, poupar recursos, manter-se atualizada tecnologicamenteepreservar ocontrole sobre o processo industrial. Ao deter domínio tecnológico do produto e coordenação damanufatura, a empresa asse- gura os ativos estratégicos da atividade industrial, as fases da produção intensivas em conhecimento. Ahistória da Embraermostra que é possível às empre- sas brasileiras ingressar nas cadeias internacionais. Para tanto, é fundamental ao país investir na educação, para formar profissionais qualificados e capazes de inovar e desenvolver tecnologias, reduzir a burocracia tribu- tária e regulatória, incrementar a infraestrutura para reduzir custos logísticos e adotar uma política de prio- rização das exportações industriais. Às empresas que desejam se inserir, é mister equipar-se para competir, investindo em inovação, mantendo-se a par das tecno- logias e de recursosmais avançados, aumentar a produ- tividade e reduzir custos. Nelson Salgado Vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da Embraer TodooconhecimentoacumuladopelaEmbraer noprocessodedesenvolvimentodeprodutos foi utilizadonacriaçãodo jato militar de transportee reabastecimentoemvooKC-390, omaior emaiscomplexoavião jáprojetadoedesenvolvidonoBrasil
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