RESPM_MAR_ABR_2015 ALTA

março/abril de 2015| RevistadaESPM 49 questiona a professora Sylvia Constant Vergara, da FGV- -Ebape, no artigo “Desafios relacionais nas práticas de gestão e de organização”, publicado na RAE – Revista de Administração de Empresas , em 2005. Por outro lado, reconhecido por suas características de liderança, o comandante da nave Enterprise, Capitão Kirk, é umcontraponto de Spock, nomesmo seriado. Por ser humano, o cérebro de Kirk é umamáquina de sobre- vivência e garante que ele sinta primeiro e pense depois. Entre fatos e sentimentos, o sentimento carrega umpeso maior, como afirmam os estudiosos da cognição. É por isso que, para Kirk, nem sempre são viáveis as recomendações do Dr. Spock. As dificuldades para exe- cutá-las surgemquando o capitão analisa as consequên- cias das decisões puramente racionais dooutro. Kirk sabe que, devido à necessidade que temos de viver emgrupo, a dependência do convívio emsociedade é estabelecida mais por alianças do que por conquistas, segundo afirma o sociólogoPeter Berger, no livro Perspectivas sociológicas: uma visão humanística (Editora Vozes, 2014). Os líderes devem aceitar que a racionalidade é limi- tada e os sentimentos estão presentes nas decisões. Não dá para agir como Dr. Spock. Eles devemsaber que será possível agir somente como o Capitão Kirk. Então, como agir? Os líderescontemporâneosdevemterodesejodesucesso porumacausamaiorqueelesmesmos, conforme ressalta Shimon Peres no artigo Management intuition for the next 50 years , publicado pela McKinsey Quarterly . As recomendações para os líderes descritas nomesmo artigo são as seguintes: emmomento de extrema volatili- dade,aexperiênciapassadaéumguiapoucoconfiávelpara os resultados futuros; crie a cultura do ceticismo constru- tivoesecerquedepessoasqueapresentemmúltiplaspers- pectivasenão tenhammedodedesafiar ochefe; aprendaa decidir não somente coma visãofinanceira; lembre-se de como pensa oCapitãoKirk e considere a dimensão social e política; e procure agir comcalma emmeio ao caos. Um tema final: pratique novas formas de comunicar a estratégia commensagens simples e claras que ressoem através das culturas. Pense de forma complexa e trans- mita de forma simples! Roberto Camanho Engenheiro mecânico pela FEI/SBC e mestre em inovação pela FEI/SP, consultor, professor de análise das decisões e estratégia empresarial na ESPM/SP e pesquisador em processos decisórios do Núcleo Decide da FEA/USP AKodakchegoua lançarmáquinasdigitais. Porémas receitas dos filmesesuas revelações reduziramdrasticamentecom apopularizaçãoda fotografiadigital, eacompanhianão adequouoscustoseomodelodenegócioànova realidade latinstock

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