RESPM_MAR_ABR_2015 ALTA

Ventofriosepegade frente! A pesar dos esforços do governo federal, por meio de investimentos na área social, e definanciamentos generosos feitos peloBancoNacional deDesen- volvimentoEconômicoeSocial (BNDES), aquedados investimentosnopaís foi o principal fator que contribuiu para a estagnação econômica no ano passado. A situaçãocontinuará incertanesteano, ea luznofimdotúnel sóviráquandoaconfiança dos investidores for restaurada. Nocasodasempresas, aguardar queessaconfiança retornesignificariaadiar todas as decisões que envolvamnovos investimentos. Como sugere opensamentodeÉrico Veríssimo citado acima, a tendência da maioria é erguer barreiras contra os ventos dasmudanças, emvez de construirmoinhos de vento. Oprofessor americanoDaniel Kahneman, Prêmio Nobel de Economia, com sua teoria da perspectiva, explica as razões para este temor, na entrevista exclusiva que nos concedeu nesta edição. O professor Kahneman diz que as decisões humanas, inclusive as de executivos de empresa, são sempre influenciadas por fatores subjetivos e, em condições de crise ou incerteza, aumenta ainda mais o peso desses fatores em nossas decisões. Na verdade, se enfrentássemos as crises coma cabeça fria, veríamos que nela há os que perdem, mas tambémhá os que ganham. Neste particular, chamamos a atenção do leitorparaoquedizLuizCarlosMendonçadeBarros, emsuaentrevista: “Ospróximos quatro anos serão difíceis, mas a partir de 2018 o Brasil entrará em uma nova fase de desenvolvimento”. Segundo ele, tudo se resumiria em sobreviver nos próximos quatro anos, evitando tomar decisões que comprometam a nossa capacidade de reagir prontamente, quando a oportunidade surgir. Esteconselhotambémestápresenteemoutrostrabalhosqueaparecemnestaedição. Citamos,especialmente,asentrevistascomgrandesempresasbrasileirassobotítulo“As grandespensamgrande”. EmpresascomoAmbev,EmbraereNestlédeixaramclaroque não se intimidaramcomo cenário negativo deste ano emantêmseus planos de inves- timentos a longo prazo, privilegiando a inovação e asmudanças e reforçando a posição desuasmarcasnomercado,pormeiodeesforçosentreosseusclienteseconsumidores. Para o acadêmico indiano Raj Sisodia, autor do conhecido livro O capitalismo cons- ciente , o que é preciso nomomento emque vivemos hoje é a capacidade de liderança. Naentrevistaquenos concedeu, eledizqueénas crisesquegovernos eempresasmais devemunir suas forças, procurando provar o seu real compromisso coma sociedade e transformar os desafios em oportunidades. Enfim, não temos a intenção deminimizar os riscos que serão enfrentados neste ano,mas sentimo-nos nodever de lembrar que, nas crises passadas, as empresas que se saírammelhor foram justamente as que decidiram construir moinhos de vento. Como dizem os espanhóis: vento e inimigos é melhor pegar de frente. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Distribuidor Exclusivo Dinap Ltda. – Distribuidora Nacional de Publicações Operação emBancas Assessoria Edicase www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Su- perior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul­ tores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas es- pecialidades, que venhama contribuir paraoaperfeiçoamentodateoriaeda prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. editorial “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento!” Érico Veríssimo, na abertura de sua trilogia O tempo e o vento

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx