RESPM-MAI_JUN-2015-alta
maio/junhode 2015| RevistadaESPM 95 competitivo e de moda, em que a novidade tornou-se a palavra de ordem. As consequências dessa explosão de aquisições extravagantes deram origem a importantes mudançasnafamíliaeemsuaformadeadquirirseusbens. Onobre elisabetano foi conduzido a gastos semprece- dentes emsuahistória. Respondia, agora, aumacompeti- ção feroz por umtipo de status que não eramais baseado no sistema “pátina”. Suas compras tornaram-se individu- ais e, cada vezmais, as práticas familiares para adquirir bens, no formato anterior, perdiamespaço. Taismudan- çasnãosóafetaramaestruturada famíliadaépoca, como tambémmodificarama natureza dos bens produzidos e, consequentemente,comprados.Oqueanteseravalorizado por durar muito e suportar as marcas do tempo (pátina) começou a ser produzidopara ser novidade. Alguns bens tornaram-se valiosos por seremnovos enãomais por sua pátinaacumuladapelopassardotempo.Assim,osúltimos anos do século 16 trouxeramimportantes influências ao mododeconsumirdomundomoderno,queseriarealmente estabelecido como surgimento de uma classe burguesa embusca do consumo como forma de distinção social. O século 17 foi, então, caracterizado pela intensifica- ção dessa nova forma de adquirir bens. Os subordinados espelharam-se emseu grupo de referência —os nobres —, para assim iniciar uma busca por aquisição de bens sem precedentes na história. O excesso, a exemplo do que houve comos nobres, abarcou a vida da classe de subor- dinados, o que caracterizou uma nova série de desenvol- vimentos na história das raízes do consumo moderno. Tal comportamento é percebido de forma definitiva um séculomais tarde. No século 18, as compras individuais explodemcomo aumento da variedade das opções. Mer- cadores começam a criar estratégias de mercado para a vendadeseusprodutos.Novos lugaresediferentesofertas de itens para compras regulares surgiram, e a competi- çãopor bensdeixoude ser restritaaosnobres, passandoa atingir, também, outras classes sociais, revolucionando, assim, o mundo das compras e suas práticas. A nobreza se tornou a porta de entrada de produtos de vestuários da moda que, rapidamente, eramdeslocados emdireção às classesmédiaebaixaemumaInglaterrasempreobcecada latinstock Houveumaépocaemqueonovonãoerabem-vindo. Camadasdegorduracomomarcasdo temponamobília conferiamdistinçãoàs famíliasdosnobres. Osprodutos eramproduzidosparadurar gerações
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