RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 89 ali são pessoas em permanente processo de mudança de comportamento, hábitos, preferências. Nesse cená- rio, as empresas, que mal tinham começado a enten- der e praticar o branding, têm de repensar formatos, práticas e fundamentos para a ciência e a arte de sen- sibilizarem e merecerem atenção, adesão e preferên- cia de aves de migração. Nós e, finalmente, os novos consumidores. Os velhos, apáticos, ingênuos e sub- missos, agora empoderados, sobem ao palco. Google ou coisas do mundo, minha nega! Nomesmo emblemático e transcendental ano de 1968, Paulinho da Viola inscreveu sua composição Coisas do mundo, minha nega na 1ª Bienal do Samba, da TV Record, classificando-se na quinta posição. Em sua música, ele dizia: “Hoje eu vim, minha nega, como venho quando posso”. E finalizava, repetindo: “Hoje eu vim, minha nega, sem saber nada da vida. Querendo aprender contigo a forma de se viver. As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender”. O Google não foi o primeiro buscador. Talvez o décimo. Mas chegou depois, e infinitamente melhor. Dominou. E colocou o big data na ponta dos dedos de todas as pessoas. Conclusão: os novos consumidores, já empoderados, ascenderam para o megaempodera- mento. Ocuparam o palco por inteiro, remetendo as empresas para o seu devido lugar: a plateia! Contemplando, acompanhando, monitorando e ana- lisando as diferentes, mais que explícitas, escancaradas manifestaçõesemovimentosdosconsumidoresnopalco, as empresas procuramestar disponíveis — no tempo, na forma, no conteúdo e na relevância —no exatomomento comportamental emque os atores do palcomanifestam alguma necessidade ou desejo específico. Decuplica, assim, o desafio do branding, de construir e ser uma marca de qualidade na cabeça e no coração de pessoas que não admitem nem serem interrompi- das nem muito menos incomodadas. E que acessam Omicrochipéoprincipal responsável pelos gadgets dasnovas gerações, queaderemaelescomamesmanaturalidadeque fizemoscomosdeontem, ocaderno, aborrachaeo lápis latinstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx