RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 87 —e rentabilizaçãodepropriedadesdasconquistas iniciais das primeiras práticas de branding — licensing . Finalmente, os caminhos da moeda marketing para revelar sua outra face, o branding, escancaravam-se. O microchip Aqui, 1971, o chamado ponto de inflexão. Nasce a semente do Admirável mundo novo . Chama-se 4004, mais conhecido como microchip, e é da Intel. Gordon Moore, um de seus pais, profetiza: “A cada 18 meses dobrará sua capacidade e terá seu preço reduzido pela metade”. Errou feio. A realidade atropelou sua previ- são. De 2.250 transistores que trazia, em 1971, tinha 731 milhões embarcados já em 2008; e quanto mais poderosoficava,mais acessível —barato, quase de graça. Apartir daí, marketing &branding, assimcomo tudo, eu disse e repito, tudo, jamais seria o mesmo. Naquela ocasião, sem ter amais pálida ideia, as pessoas, os con- sumidores, preparavam-se para deixar de vez a plateia e caminhar emdireção ao palco. Deixaremde ser agentes e converterem-se emprotagonistas. Emuma economia próspera e exuberante de alternativas e possibilidades de escolha, as empresas descemdopalco, viramplateia e reorganizam-separaaprender aobservar, analisar, intuir, disponibilizar, tornarem-se acessíveis. Nomomento, na hora, nas condições e circunstâncias em que os atores principais decidirempor uma compra. O não branding da arrogância, prepotência, falta de educação e baixaria Mantra3: éprecisose revelar eser consistentecomoseu enunciado. Éser e fazer exatamenteaquiloquevocêdisse queeraecomo iasecomportar. Éser autêntico Mantra2: umamarcadequalidadedevecorresponder às expectativasdaspessoasquepretendeconquistar. Eaúnica maneiradesealcançar issoécolocando-seno lugar delas divulgação divulgação divulgação latinstock

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