RESPM-MAI_JUN-2015-alta
marketing Revista da ESPM |maio/junhode 2015 86 que ofereciam, rigorosamente, os mesmos serviços por meio de outros e inovadores produtos. Um importante e decisivo passo emdireção ao branding: o nascimento da consciência da importância vital de se entender o que as pessoas, verdadeiramente, compram. Ede parar de fazer a pergunta errada: qual é o nosso produto?. E começar a fazer a pergunta certa: oque as pessoas estão comprando de nossa empresa?. Afinal, nada pior do que encontrar a resposta certa para a pergunta errada! 1968 – A construção da ponte Marketing, branding, democracia e liberdade são indis- sociáveis. Semesses quatro pilares é impossível praticar marketing de qualidade e branding superior. Logo, na décadade1960,omundocareciadeumambienteadequado para que a moeda de duas faces marketing & branding prevalecesse e se disseminasse. E isso acontece às vés- peras, durante e depois de 1968, comofimda guerra fria. Especificamente no Brasil, omomento coincide como reposicionamento daquela que se revelaria, nas décadas seguintes, amais importante ferramentadecomunicação para as práticas domarketing e do branding, a televisão — muitoespecialmentepeloprevalecimentodeumacultura de estética e conteúdo de extraordinária qualidade decor- rente da chegada de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o “Boni”, ao comando da Rede Globo. Mais a instituciona- lização da plataforma de revistas de conteúdo, todas da Editora Abril — Veja, Claudia, Quatro Rodas , Exame e Nova —, e ainda amodernização dos jornais e das rádios. Assim comooprevalecimentodoautosserviço—supermercados —,doscentrosdecompra— shoppingcenters —emecanismos extraordináriosdemultiplicaçãodenegócios— franchising Mantra1: pessoas fazemnegócioscompessoasque conhecem, gostameconfiam( peopledobusinesswith people theyknow, likeand trust ) divulgação
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