RESPM-MAI_JUN-2015-alta
maio/junhode 2015| RevistadaESPM 73 para a Unilever. Como a senhora enxer- ga a área no contexto geral do marke- ting de produtos de consumo? E de que forma integra essas atividades? Andrea — Todo o trabalho de constru- ção de planejamento da marca para o ano já engloba o trade desde o início. Definimos os desafios para a marca, naquele ano; quem é o target, e todo plano de inovação é construído a qua- tro mãos com a área de trade marke- ting. Isso acontece no momento zero, porque não tem como separar uma coisa da outra. Na verdade, o ponto de venda é a extensão da construção do equity da marca. Por exemplo, acaba- mos de apresentar ao mercado a linha Baby Dove. Não teria como lançar esse novo produto sem pensar em como iríamos executar essa marca no ponto de venda. A linha de bebê é um segmento novo, onde a Unilever não atuava. Então, foi preciso pensar em como expor amarca, como negociar, e a que preço. Tudo foi pensado em con- juntocoma áreademarketing, desdeo momento zero da ação. Você morre na praia se não souber executar correta- mente a campanha no ponto de venda, mesmo tendo ummix maravilhoso de produtos. Um bom exemplo disso foi o lançamento recente de Regenerate, marca de oral care premium, que tem cincopatentes.Mesmo comumprodu- to espetacular, se eu não conseguisse realizar umplanode execução emloja, perfeito no ponto de venda, eu não te- ria obtido sucesso com essa inovação, por melhor que ela fosse. É quasemeio ameio. É preciso garantir que a experi- ência de compra seja tão boa quanto a estrutura doproduto. Revista da ESPM —Se compararmos o marketing de hoje com o praticado há 15 anos, veremos que a maior transforma- ção ocorreu no volume de informações que está disponível, sobre tudo que diz respeito ao mercado, à concorrência e ao consumidor. Diante desse novo cenário, qual é — ou deveria ser — o papel desem- penhado pelo profissional demarketing? Andrea — Esse é o melhor momento para ser um profissional de marke- ting, porque ele é uma figura central para definir o sucesso ou o fracasso de uma companhia. É preciso estar muito antenado sobre o que se passa do ponto de vista de tendência do consumidor, tendência macroeco- nômica, tendência de comunicação digital, com o que se passa no mundo. É megadesafiador ser um profissional Campanha de lançamento da linha Baby Dove segue o mesmo conceito de beleza real adotado pela marca Dove em todo o mundo divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx