RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 115 rodada, 40 ideias foram aprovadas e agora estão dando origem a novos conceitos, como o primeiro limpador de tela LCD, um removedor de sujeira especial para o rejunte de porcelanato ou ainda um produto para tirar o odor das roupas. Também usamos a Casa Bombril para gravar o quadro Melhor doméstica do Brasil, para o programa Raul Gil, e outras ações demarketing. Revista da ESPM — A companhia tra- balha com cientistas do consumo? Marcos — Aqui, não temos o cargo cientista do consumo, mas traba- lhamos muito com a observação de tendências. Recentemente, senti que precisava criar um canal para enten- der melhor tudo aquilo que as pes- quisas indicam, principalmente no ponto de venda. Assim, no segundo semestre de 2014, promovemos uma reformulação do nosso departamento de marketing, com a união da área de trade e inteligência de mercado. Hoje, temos profissionais que realizam as entrevistas comos consumidores, co- letam as informações dos institutos de pesquisa e os dados do trade. Tam- bém criamos uma área de governan- ça e cidadania para entender melhor a sociedade. Alémdisso, nossa equipe de marketing passa todo o mês de janeiro conversando comas emprega- das domésticas e assistindo às aulas ministradas na Casa Bombril. Revista da ESPM — Que tipo de apren- dizado a companhia já extraiu dessas conversas? Marcos — A partir dessas conver- sas elaboramos um mapa de lança- mentos baseado em cinco conceitos: reinvenção (produtos inovadores); saúde (cuidados com a família); espe- cificidade; preventivo (limpar mais rápido); e experiência (como, por exemplo, o prazer sensorial da lim- peza da casa). Essa matriz deu origem a um workshop, onde uma vez por ano reunimos todos os nossos forne- cedores — desde a área de pesquisa até o segmento de fragrâncias — para apresentar as principais tendências domercado para a nossa equipe. Revista da ESPM — Considerando a evolução de estudos nas áreas da neuro- ciência e da economia comportamental, quais são os novos desafios da Bombril? Marcos — O grande desafio que te- mos é fazer o consumidor entender as funcionalidades de cada produto. Hoje, você vai à gôndola e vê produtos de limpeza que dizem ser 20 em 1. A pessoa não entende direito o que isso quer dizer. Isso fica claro nas pesqui- sas que realizamos na Casa Bombril. Logo, o nosso trabalho é o de estabe- lecer uma comunicação clara para educar esse consumidor e mostrar as funcionalidades de cada produto. Na prática, as ciências do consumo nos ajudam a identificar e vivenciar as necessidades que não costumam ser tão verbalizadas pelos consumi- dores. Comecei minha carreira como estagiário da Nielsen e posso afirmar que de nada adianta apenas comprar um volume gigantesco de pesquisas. É preciso entender a mente humana, os hábitos e os consumos regionais, as características de cada público. E você não consegue realizar isso se perma- necer apenas dentro de um escritório. É preciso ir para a rua e vivenciar a experiência do ponto de vista do con- sumidor. Afinal, esse consumidor é o maior emaisfiel escudeirodas vendas de qualquermarca. e s p e c i a l C i ê n c i a s d o c o n s u m o Marcos Scaldelai, presidente da Bombril: ”Na prática, as ciências do consumo nos ajudam a identificar e vivenciar as necessidades que não costumam ser tão verbalizadas pelas consumidoras” divulgação

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