RESPM-MAI_JUN-2015-alta
maio/junhode 2015| RevistadaESPM 101 Redesocial:ofuturodo consumopassaporaqui? Por Alexandre Teixeira Fotos: Divulgação O antropólogo Daniel Miller não se enquadra no estereótipo de pesquisador dos povos primitivos dos rincões mais remotos do planeta. Autor de diversos livros sobre antropologia do consumo e professor de cultura material da University College London, ele é um dos expoentes desta era de cientistas do comércio e do marketing. Nascido em 1954, Miller se notabilizou por seus estudos sobre a relação do ho- mem com seus objetos e com o consumo, que lhe conferem a reputação de precursor da hoje consagrada abordagem etnográfica das relações comerciais. Tanto que João Matta, professor do curso de graduação e MBA em ciências do consumo da ESPM, concluiu seu doutorado em comunicação e semiótica sob a orientação do professor-doutor Daniel Miller, que é autor de clássicos contemporâneos como Teoria das compras: o que orienta as escolhas dos consumidores . ( Ver artigo de João Matta na página 92 ) Atualmente mais focado no mundo virtual, Miller acaba de apresentar os resultados do Global Social Media Impact Study, um novo estudo sobre os impactos da mídia social nas sociedades contemporâneas, que será transformado em um curso universitário e um website batizado “Why we post?”. Com lançamento marcado para fevereiro de 2016, as duas iniciativas estarão disponíveis gratuitamente na web, também com uma versão em português, já no ano que vem. Durante o estudo, a equipe de Miller executou nove projetos simultaneamente, por 15 meses, com pesquisadores vivendo em comunidades ao redor do mundo. Uma delas na Bahia, outra na vila de Alto Hospício, no interior do Chile, duas na China, uma na Turquia, e assim por diante. Miller liderou a pesquisa global e participou de trabalhos de campo na Inglaterra, onde vive. Crítico das pesquisas “universalizantes”, nas quais os resultados de um estudo feito numa só região são considerados válidos para o mundo todo, ele avalia que, pela primeira vez, temos dados suficientes para compreender como as mídias sociais são usadas e as consequências dos seus diversos usos por diferentes populações. “As pes- soas só leem os livros-texto de marketing e de negócios e acham que suas regras gerais se aplicam em todo e qualquer lugar”, diz Miller.
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