Maio_2003 - page 4

Revista daESPM –Maio/Junho de 2003
5
Í
nd
i
c
e
ESTUDOEXCLUSIVO: REPUTAÇÃODEMARCAEOPROCESSODEDECISÃODECOMPRA .
7
SNBB/
NOVAGÊNCIA
Uma pesquisa apura que o consumidor, ao comparar produtos concorrentes, levaem conta, além dopreço, a qualidade, o
atendimento e reputação damarca, demonstrandoque a confiança éumelemento-chave noprocessode decisãode
escolha demarca. Apenas 6% se referiram à propaganda.
UMA LIÇÃOAINDAHOJEATUAL: O LANÇAMENTODO ITAMARATY, ................................
18
PRIMEIROCARRODE LUXOBRASILEIRO, EM 1965
M
AURO
S
ALLES
MauroSalles conta– em depoimento exclusivo para o InstitutoCultural ESPM– como foi o seu início de carreira na
comunicação, a fundaçãodeumanova rededeTV, nos anos 60–aGlobo–, e comoo carrode luxodaWillis foi lançado
com o nome de Itamaraty num dos primeiros grandes eventos promocionais do país.
SURGIMENTODO
HOMO ESTHETICUS
–OCRESCIMENTODOMERCADODABELEZA ...
29
M
ARLI
A
PPEL
OSociólogoMaffesoli questiona “Depois do
homo politicus
e do
homo economicus
, não nos confrontamos com o
surgimentodeum
homoestheticus
?”Apartir dessaquestão, esteartigopretende fazer uma reflexãoa respeitodo
consumode serviços eprodutos belezana contemporaneidadee sua relação comas transformações históricas atuais.
MEDINDOASATISFAÇÃODOCONSUMIDORNOSHOTÉISDE PORTOALEGRE ................
39
A
DRIANA
F
RIEDRICH
/F
ELIPE
S
CHAAN
DE
Q
UADROS
/N
EREU
V
IEGAS
A satisfaçãodo consumidor éo resultado fundamental doprocessodemarketing. Esteartigodemonstradeque formas o
consumidor avalia o serviço que recebe, diferenciando satisfação pós-compra de qualidade percebida e justificando o
porquê do investimento na satisfação do cliente. O
case
práticomostrae avalia as formas utilizadas pelos hotéis de Porto
Alegre namensuração da satisfação de seus clientes.
MESA-REDONDA: OSONHOACABOU?ONOVO PERFIL .....................................................
56
EONOVOCOMPORTAMENTODOCONSUMIDORBRASILEIRO
ENTREVISTACOM JOSÉMURILODECARVALHO................................................................
78
CASE-STUDY
: SIEMENS –REVISÃODAESTRATÉGIADEGESTÃODEPESSOAS..............
99
LEITURARECOMENDADA...................................................................................................
113
SUMÁRIOEXECUTIVO.........................................................................................................
116
ENGLISHABSTRACTS .........................................................................................................
118
PONTODEVISTACOMHAROLDODAGAMATORRES ......................................................
122
1,2,3 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,...119
Powered by FlippingBook