Maio_1998 - page 74

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Revista da ESPM
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Maio/Junho de 1998
PAG. 56
COMÉRCIOELETRÔNICO:FAZENDO
NEGÓCIOSATRAVÉSDA INTERNET
EDUARDODINIZ
Aexpansãodocomércioeletrônicotrouxe
novos elementos ao ambiente de negócios.
Nesteartigo, oautorestabeleceaevoluçãoda
tecnologiada informação e as formas de se
acrescentar valor a um negócio. A Internet
apresenta-se como o principal ponto da
convergênciatecnológicae temcontribuídopara
traçar
ocaminhodaevoluçãodoronércioeletrônico.
A evolução da Internet tem sido
extremamenteacelerada,acarretandomudanças
de foco em sua forma econteúdo.
A
Web tem
facilitadoaindamaisapossibilidadedecomércio
eletrônico.
Esta
modalidade
de
comércionãose.restringe
unicamenteàvenda
diretade
informações,serviços
eprodutos;elapermiteaindamelhorar,transformar
e redefinir as formas de adicionar valor a um
negócio.
AtravésdaInternetedautilizaçãocomercial
daWeb,épossívelpromoverprodutos;efetivara
vendaatravésdeumnovocanal;baratearoscustos
das
transaçõe..;;; reduzirotempoentreaprodução
eaexposiçãoedistribuiçãodoprooutonornercado;
oferecerumatendimentopós-vendamaiságile
completo; expor os produtos e a imagem da
empresapormais tempo;aumentaracapacidade
tecnológicadaempresa;manterobancodedados
dosclientesmaisatualizado; transformarocliente
emelementoativodoprocessodevendasectiru·
novosmodelosdenegócios.
Há, noentanto, aindaalgunsobstáculosa
superar no âmbito tecnológico e mesmo na
est:mtw-adasociedade.Ocomércioeletrônicoserá
plenamente realizado depois de resolvidos os
problemas estmtmaise superadas as barreiras
tecnológicas,culturaiseorganizacionais.
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CONCEITODEMARKETINGAPLICADO
À
ESCOLAPARTICULAR
JOSÉROBERTO~AKERPENTEADO
Oprocessoeducativoabrangequatroaspectos
principais:fotmar, infonnar,adestrar,elibertar.
Ministraraeducação,emseusdiversosníveisé
um serviçocujacomercializaçãopodeedeve
aplicarosmodernosconceitosdemarketing.
Neste mtigo o autor analisa cada um dos
componentesmercadológicosdesteserviçoe
indicacomo istopodeserfeito.
Os consumidores de formação são
contituídossobretudoporjovenseadolescentes,
masquasenuncasãoelesos "compradores",
papelestenormalmenteexercidopelospais;já
noquese refere
à
infonnaçãoeadestramento,
podemossuporquese tratemdeadultos.
O produto escolar é principalmenteo
setor informal, formaçãoparaprofissionaise
executivos,cursosdeextensãoeespecialização
e pós graduação
latu sensu.
Quanto ao preço, após tantos anos de
convivênciacomainflaçãoelou rígidocontrole,
asestratégiassãopoucodesenvolvidas.
Nas áreas de distribuição e de vendas
muitacoisaaindapodeserfeita,em termosde
estratégias de marketing, aplicando-se
programase técnicasdedescentralização, de
franquias etc, não deixando fora de
considemçãoovertiginosodesenvolvimentoda
Lntemet.
Ocomponentecomunicaçãoaindadeixa
muito a desejar no marketing das escolas
particulares; suaeconomiamuitas vezesnão
penniteumasuficientepresençananúdiapaga,
masexistemmídiasalternativasmaisacessíveis
emesmoaçõescorporativas.
Sandra Esteves
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