RESPM JUL_AGO_SET 2017

Omundonão paradenosdarsustos A lguns estudiosos já falamda Era Trump como umdos sinais de uma nova era. No entanto, é preciso, antes de tudo, responder à seguinte pergunta: Trump é o efeito ou a causa da nova conjuntura que está ganhando força em todo o mundo? Cremos que ele é mais efeito e que a verdadeira causa é a nova Era da Pós- Globalização, na qual omundo embarcou nos últimos anos. Promovido a partir da década de 1990, o conceito da globalização já temmais de 20 anos e pode-se afirmar que foi benéfico para omundo, principalmente para alguns países cen- trais e para os grandes países emergentes, comoChina, Indonésia, Índia eBrasil, graças à abertura de mercados e à integração econômica que se estabeleceu entre os países mais avançados. Hoje, por exemplo, a China é, de longe, omaior exportador mundial de produtos manufaturados e sua economia tornou-se a segunda do mundo, superando a do Japão. No entanto, a globalização também trouxe problemas que não devemser igno- rados, retirando parte da autonomia política e econômica dos países e abrindo as fronteiras para uma verdadeira integração humana, por meio da imigração de milhões de pessoas das áreas mais pobres para as mais ricas do planeta. Atualmente, o que se sente é o retorno do nacionalismo europeu, do protecio- nismo comercial americano e do extremismo político que ameaça trazer de volta os regimes discricionários europeus e apolíticade fechamentoparaomundonos Estados Unidos. Como sabemos, Trump foi eleito justamente pela promessa de criação de mi- lhões de empregos que o país perdeu nos últimos 20 anos, devido à globalização. Agora, éprecisoenfrentar anova realidadeque sedesenha, comaperdaprogressi- vadoprotagonismoamericanoeacriaçãodeumvaziopolíticoeestratégicoqueou- trospaíses certamente irãoocupar. Comoseráessenovomundopós-globalizado? Qual será a atitude da União Europeia em relação aos americanos, à Rússia (quenãodeixade ser a ameaçade sempre) e àChina (que se projeta comoprovável protagonista que deverá ocupar o vazio criado no mundo)? Os americanos sabemdissoe éprovável que reforcemsuapolítica antichinesa, tentando ao mesmo tempo neutralizar a Rússia, enquanto a Europa, desunida, permaneceuma incógnita. Acimade tudo, quepapel oBrasil desempenharánesse novo contexto? O que poderá mudar em nossa atual política de relações com o exterior? Sobre tudo isso, o leitor tem nesta edição um conjunto de estudos de alto nível, a cujos autores agradecemos. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Dalton Pastore Jr. Thomaz Souto Corrêa Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo (MTB nº 28.072/SP) Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Operação de vendas avulsas Distribuição emBancas e Redes de Livrarias Total Publicações (Grupo Abril) Edicase Assessoria www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação trimestral da Escola Superior de Propaganda eMarketing. Os conceitos emitidos emartigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. editorial

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