RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 35 conscientes do que gostaríamos de acreditar. Segundo o professor Daniel Kahneman, podemos dividir a nossa forma de pensar emdois sistemas: sistema 1 e sistema 2. Osistema 1 é umpensamento rápido e instintivo, sem esforço, emocional, associativo, difícil de controlar. Já o sistema 2 é consciente, exige raciocínio, lento, traba- lhoso, usado para tarefas exigentes e complexas. Opon- to-chave é que amaioria das nossas decisões são toma- das pelo sistema 1. As pessoas evitamesforço cognitivo emuitas vezes confiamemum julgamento plausível que rapidamente vemàmente. O sistema 2 é “preguiçoso” e na maioria das vezes não entra na jogada. Dessa forma, ao entender melhor como todos esses fatores, muitas vezes ignorados, influenciamas nossas escolhas, podem-se construir estratégias demarketing mais efetivas, assim como produtos e ações que real- mente ajudam os indivíduos a fazer “as melhores esco- lhas”, maximizando o seu bem-estar. Nesse contexto, surge a economia comportamental e seus estudos experimentais para oferecer uma forma diferente de olhar para os indivíduos (e consumidores). Nãohádúvidadequemuitosdosseusconceitos já tenham sidoaplicadosháanosnaáreademarketingepublicidade. Porémsuasmetodologiaseabordagemsistemáticatrazem novasperspectivasparaaconstruçãodeestratégiasmais efetivas ao reunir diversos fatores cruciaisqueagemnum momentode decisão, emummesmo campode pesquisa. Uma nova forma de observar Aeconomia comportamental, emseu cerne, é uma ciên- cia experimental, por issomuitas vezes somos chama- dos de cientistas de jaleco branco, não muito diferente daqueles que vemos manipulando vários compostos químicos em um laboratório. Experimentos nas ciências comportamentais podem ser conduzidos em laboratório, em campo (no mundo Consideradoumdospaisdaeconomiacomportamental, oeconomistaRichardThaler éautor de Nudge–oempurrão paraaescolhacerta (EditoraElsevier, 2008), umdos livrosquesão referêncianoassunto latinstock

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