Annuncios do Almanak Laermmert - page 11

Não é exagero afirmar que se pode conhecer parte da história de um país pormeio da
história dos seus anúncios publicitários emordem cronológica crescente.
Na avaliação desse tipo de coleção, teremos o pulso não apenas da economia desse
país em seus diversosmomentos, como também dos seus costumes comportamentais,
tendo em vista o simples exame das ilustrações dessa coletânea de anúncios.
A ESPM, através do seu InstitutoCultural, tem idomuito além da suamissão primordial
de formar e aperfeiçoar a formação de profissionais para a comunicação do
marketing
.
Sabemos que essemister é desenvolvido pela ESPM desde a sua fundação em 1951,
sempre como cuidado de ter osmelhores quadros de professores, além de oferecer aos
seus alunos outras atividades ligadas ao ensino das diversas disciplinas do
marketing
e dele
próprio.
A simples constatação de que nossos alunos gozam de um nível de empregabilidade
superior a 90% logo após deixaremos bancos escolares diz tudo a respeito do padrão do
seu ensino.
Mas, para a ESPM, suamissão não se exaure aí. Fiel ao seu lema de que “Quem
faz, transforma”, a ESPM procura distribuir emesmo produzir sempremais emais
conhecimento, para que fiquem
up-to-date
seus alunos, ex-alunos, professores, diretores,
conselheiros e todos os empreendedores e profissionais que compõemo elogiável
mercado brasileiro da comunicação comercial, que tem feito do Brasil um dos paísesmais
premiados domundo no
Cannes Lions
, amais respeitada avaliação do produto final dessa
comunicação em todoomundo, e que coincidentemente tem quase amesma idade da
ESPM (o
Cannes Lions
completará 62 anos em2015).
Essa é a razão demais um trabalho primoroso do nosso InstitutoCultural, resgatando
uma importante coletânea de anúncios do
Almanak Laemmert
das edições de 1919, 1923
e 1924, que revelam não apenas o que afirmamos nas primeiras linhas, como também a
qualidade de uma propaganda que já se insinuava avançada para os padrões da época.
Forçoso lembrar que omundo damídia nessa época era o papel, e nele se concentrava,
como é caso desses anúncios do
Laemmert
, o talento artístico dos seus autores, artesãos
que se dispunham a fazer a ligação entre os produtores e revendedores e o público
consumidor, estabelecendoos primórdios de uma comunicação conceitual que já impunha
compromissos aos anunciantes da época.
Escrevo em nome dos Conselheiros da ESPM, que têm a certeza de orientarem, através
das suas decisões regimentais, o que há demelhor no país em termos de ensino da
comunicação, sob todas as suas formas, contemplando demodo equânime o passado, o
presente e o futuro dessa importante atividade desenvolvida pelo ser humano desde os
seus primeiros passos no planeta.
Armando Ferrentini
Presidente do Conselho Deliberativo
ESPM
Entender o passado
para criar o futuro
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